LABIRINTOS DO VIVER
47 - PSICODAM 7 VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
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2017-07-10 00:00:07
O Incenso da Justia
E andai em amor, como tambm Cristo vos amou, e Se entregou a Si mesmo por ns, em oferta e sacrifcio a Deus, em cheiro suave. Efsios 5:2.

Os pães da proposição eram conservados sempre perante o Senhor como uma oferta perpétua. Assim, isto era uma parte do sacrifício diário. Era chamado o pão da proposição, ou “pão da presença”, porque estava sempre diante da face do Senhor. Era um reconhecimento de que o homem depende de Deus, tanto para o pão temporal como o espiritual, e de que este é recebido apenas através da mediação de Cristo. … Tanto o maná como o pão da proposição apontavam para Cristo, o pão vivo, que está sempre na presença de Deus por nós. PP, págs. 366.

Na oferta do incenso, o sacerdote era levado mais directamente à presença de Deus do que em qualquer outro acto do ministério diário. Como o véu do santuário não se estendia até ao alto do edifício, a glória de Deus, que se manifestava por cima do propiciatório, era parcialmente visível no primeiro compartimento. Quando o sacerdote oferecia o incenso perante o Senhor, olhava em direcção à arca e, ao subir a nuvem de incenso, a glória divina descia sobre o propiciatório, e enchia o lugar santíssimo, e muitas vezes enchia de tal forma ambos os compartimentos que o sacerdote era obrigado a afastar-se para a porta do santuário. Tal como naquele cerimonial típico o sacerdote olhava pela fé para o propiciatório que não podia ver, assim o povo de Deus deve hoje dirigir as suas orações a Cristo, o seu grande Sumo Sacerdote, que, invisível aos olhares humanos, intercede em seu favor no santuário celestial.

O incenso, subindo com as orações de Israel, representa os méritos e a intercessão de Cristo, a Sua perfeita justiça, a única que, pela fé é atribuída ao Seu povo, e que pode tornar o culto dos seres pecadores aceitável a Deus. Diante do véu do lugar santíssimo, estava um altar de intercessão perpétua; diante do lugar santo, um altar de expiação contínua. Pelo sangue e pelo incenso deveriam aproximar-se de Deus – símbolos esses que apontavam para o grande Mediador, por intermédio de Quem, os pecadores se podem aproximar de Jeová, e por meio de Quem, unicamente, a misericórdia e a salvação podem ser concedias àquele que se arrepende e crê. PP, pág. 364, 365

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